Prosa Online

O Prosa Online é, como o nome diz, um ambiente virtual para prosear vários assuntos que interagem socialmente pelas redes, com finalidade de compartilhar conhecimentos, ideias, experiências, arte, música, cinema, gramática, literatura, viagens, livros, lugares, pessoas, culturas... perspectivas que sempre agradaram sua idealizadora: Cíntia Luz, ferrenha consumidora de tudo o que está aqui ou quase tudo.


terça-feira, 28 de outubro de 2008

Precisamos peneirar os nossos valores. Valores precisam ser peneirados.


Creio que ele se aproveitou de uma migração de pássaros selvagens pra fugir." (Saint Exupéry)


Hoje eu criei a minha própria teoria: a leitura é a lei da natureza. Tudo que adquirimos através da leitura é transformado em pensamento que refletem de volta a nós como experiência de vida. Cada livro, revista, jornal, placa e muro que leio se matem vivo quando penso, falo e ajo e se concentram predominante no meu relicário da memória. Tiro como prova o meu livro de cabeceira: O Pequeno Príncipe de Saint Exupéry. Às vezes fico me indagando, como este maravilhoso escritor conseguiu escrever este esplêndido livro em pleno exílio no EUA, na conturbada Segunda Guerra Mundial. Como pôde escrever um livro assim, em meio a tantas aversões? Só Lispector entenderia. Aparentemente pequeno (em miniatura, comprado na feira do livro) e literalmente simples, esta renomada obra consegue mostrar o segredo do que é importante na vida. Não sei direito o que é aurora boreal, mas acho que deve ser algo lindo que se formava enquanto este livro era feito. Que lindo e emocionante. Muitas vezes nos equivocamos na avaliação das coisas e das pessoas que nos rodeiam e como esses julgamentos nos levam à mediocridade. Nos entregamos a preocupações diárias de um mundo capitalista e sufocante, tornamos adultos de forma definitiva e esquecemos a criança que fomos. Sinto a profunda mudança de valores que a leitura nos ensina.